WordPress.org e WordPress.com: Conhecendo as Diferenças

Quem está pensando em começar um site ou blog com toda certeza em suas pesquisas se deparou com o WordPress, um dos maiores sistemas de gerenciamento de conteúdo para web do mundo, estando presente e sendo utilizado em um número significativo dos sites que se encontram online na internet.

Lançado em 2003, quando o conceito de web 2.0 começava a ganhar forma, logo alcançou milhares de desenvolvedores, blogueiros e até mesmo pessoas com menos conhecimentos técnicos, que enxergavam na plataforma de código aberto uma ferramenta poderosa e de fácil utilização o que levou a sua consolidação perante o público.

Hoje em dia é possível encontrar duas opções de uso do WordPress. O WordPress.com e WordPress.org, escolher qual deles é a ideal para o desenvolvimento de seu site irá depender de seus objetivos, expectativas e tempo e recursos disponíveis.

Pensando nisso preparamos um comparação entre as duas opções elencando algumas das principais diferenças existentes entre elas e que impactam diretamente em sua tomada de decisão!

Conhecendo mais sobre o WordPress.com e WordPress.org

Primeiramente é preciso entender que enquanto no WordPress.org (https://wordpress.org) você baixa e instala o software WordPress gratuitamente na sua hospedagem, no serviço WordPress.com (https://wordpress.com) você pode criar e hospedar seu site ou blog utilizando os recursos que eles disponibilizam.

Vale ressaltar que ambas as soluções são excelentes naquilo que se pretendem. A escolha de uma ou outra deve ser feita de acordo com as necessidades de cada pessoa e projeto.

Hoje é possível registrar uma conta e iniciar o seu site pelo WordPress.com sem colocar a mão no bolso, mas (sempre tem um mas), isso irá implicar em um série de limitações como a obrigatoriedade de utilização de subdomínios, templates pré-definidos e com poucas opções de customização, espaço de armazenamento restrito, não é possível instalar plugins, além de outras.

No entanto parte dessas limitações podem ser removidas a partir do pagamento de taxas para cada um dos serviços, que embora individualmente não sejam altas, somadas podem chegar a um valor significativo, sendo uma boa opção a inscrição em um dos planos pagos existentes.

Vale lembrar ainda que mesmo no plano gratuito o usuário do serviço não precisa se preocupar com a manutenção de seu site em nenhum aspecto, seja com o bom funcionamento dos servidores ou mesmo com a atualização de seus componentes.

Já com o WordPress.org a responsabilidade de adquirir o domínio e o serviço de hospedagem é do usuário, sendo esse os principais custos decorrentes dessa opção.

A grande vantagem dessa opção é a total liberdade e controle existente para o desenvolvimento de seu site ou blog, podendo optar tantos por layouts pré-produzidos realizando a customização ou mesmo produzi-lo a partir de uma ideia totalmente original.

Além disso, a plataforma permite o uso de diferentes plugins que podem vir a enriquecer suas páginas e até mesmo optar pela inserção ou não de publicidade, utilizando o Google Adsense por exemplo.

Ao contrário do WordPress.com, contudo, aqui é necessário se preocupar com a manutenção do mesmo, o que pode implicar maior dedicação e comprometimento para que esteja sempre com todos os componentes funcionando.

Como dito no começo, ambas as opções fornecem toda qualidade já comprovada da plataforma WordPress, no entanto enquanto em uma delas existem limitações atreladas as opções de planos, na outra a liberdade e controle são totais, por isso antes de realizar sua escolha vale se planejar e por no papel tudo aquilo que espera e necessita em seu site.

Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

comprometimento: s.m.: ação ou ato de se comprometer; assumir compromissos; responsabilidades; dar garantia; empenhar-se.