Como tornar seu site WordPress responsivo para o Google

Ter um site WordPress responsivo ficou ainda mais importante. Se você não sabe, a partir de 21 de abril, a “compatibilidade com dispositivos móveis” se tornou um fator de classificação considerado pelo Google. Essa mudança afetará as pesquisas nos dispositivos móveis e terá um impacto significativo nos resultados de busca. A atualização permitirá que os usuários obtenham resultados de pesquisa relevantes e de qualidade que são otimizados para os seus dispositivos. O Google afirma que isso vai afetar os rankings em dispositivos móveis.

Se os palpites dos especialistas estiverem corretos, é apenas uma questão de tempo antes que isso também afete os rankings das buscas feitas através do computador. Afinal, mesmo nos computadores, o Google está se perguntando “como seria em um dispositivo móvel”?

Você já deve ter notado que o Google começou a marcar os sites compatíveis com dispositivos móveis nos resultados de busca dos portáteis.

cap1

Se você possui um site que foi verificado pela Ferramenta para Webmasters do Google e seu site não é responsivo, você provavelmente recebeu um e-mail do Google avisando que seu site possui problemas de mobilidade.

cap2

Você recebeu esse e-mail? Se sim, então você tem trabalho a fazer. Se você não recebeu o e-mail, significa que você tem um site responsivo e que não possui nenhum problema, ou que seu site ainda não foi verificado pela Ferramentas para Webmasters do Google. Outra razão seria o fato de você possuir uma equipe de desenvolvedores que verificaram seu site utilizando as credencias de login do Google deles.

Logo abaixo está um guia passo a passo sobre o que fazer se você possui um site em WordPress o qual o Google considera não compatível com dispositivos móveis. Quando dizemos que o Google não considera seu site responsivo, não significa que seu site não esteja compatível para o uso de portáteis, e sim, que o Google pensa o contrário.

PASSO 1: O SEU SITE É WORDPRESS.COM OU WORDPRESS.ORG?

Se for WordPress.com, significa que o WordPress é quem está hospedando o seu site, e a boa notícia é que eles já estão trabalhando para projetar temas compatíveis para dispositivos móveis. Mas se você estiver usando o WordPress.org, seu site está sendo hospedado por conta própria. Em outras palavras, você está pagando por uma hospedagem mensal.

PASSO 2: BACKUP & ATUALIZAÇÃO

Antes de iniciar certifique-se de fazer o backup do seu site inteiro. Descubra qual a versão de WordPress que você está utilizando, ela pode ser achada no painel de administração do site, item Painel. Tenha certeza de que seu tema esteja atualizado.

cap3

PASSO 3: CHEQUE SEU SITE NA FERRAMENTA DE TESTE DE COMPATIBILIDADE COM DISPOSITIVOS MÓVEIS.

O Google facilita O trabalho com esta ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Informe a URL do seu site e ela informará se a página tem um layout responsivo. Se você executar este teste sem atualizar o WordPress ou seu tema, tente realizá-lo novamente depois de atualizar ambos.

teste-google

PASSO 4: CHECANDO ERROS NA FERRAMENTA PARA WEBMASTERS DO GOOGLE

Através da ferramenta você pode obter um relatório das páginas não-compatíveis com dispositivos móveis do seu site, além dos problemas que ele possui. Acesse sua conta na Ferramentas para Webmasters do Google. Em Painel – no lado esquerdo –, clique em Tráfego de pesquisa, e depois em Facilidade de uso em dispositivos móveis. Lá você vai ver os erros encontrados pelo Google. Casa haja problemas e você não sabe como corrigir, fique à vontade para entrar em contato conosco que nós podemos lhe ajudar.

gwt

PASSO 5: ATUALIZANDO SEU TEMA

Vamos atualizar o seu tema. Se seu site não é responsivo, é bem provável que você esteja utilizando um tema mais antigo. Você deve procurar um tema mais moderno. A grande maioria dos temas hoje em dia é responsivo, ou seja, se adapta a todos os tipos de dispositivos existentes.

Caso seu tema seja exclusivo e foi desenvolvido especialmente para o site é possível torná-lo responsivo. Caso necessite desse tipo de serviço, entre em contato conosco.

Se você utiliza um tema comprado:

  • Verifique se o tema que você atualmente está utilizando tem alguma atualização disponível, e se essa atualização é compatível com dispositivos móveis.
  • Se houver uma atualização disponível que seja compatível com dispositivos móveis, você deve atualizá-lo. Um benefício adicional de atualizar o seu tema serão as correções de segurança que seu site receberá.
  • Assim que seu tema estiver atualizado, utilize a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis novamente.

PASSO 6: ESCOLHENDO UM NOVO TEMA

Se você está escolhendo um novo tema, certifique-se de optar somente por um tema desenvolvido por uma equipe/desenvolvedor confiável.

Desenvolvemos seu tema WordPress personalizado totalmente compatível com dispositivos móveis. Clique aqui para entre em contato conosco solicitando seu orçamento.

Caso deseja comprar um novo tema, logo a seguir está uma lista de desenvolvedores de temas pagos: StudioPress, Woothemes, ThemeForest, Templatic e Elegant Themes.

Caso prefira um tema gratuito, você pode encontrá-lo no próprio site WordPress.org. Certifique-se de filtrar os temas que são responsivos (filtro Responsive Layout).

wpthemes

 

PASSO 7: CHECANDO O TEMA NOVAMENTE

Você pode verificar como um tema funciona através da demonstração (demo) ao vivo que todos eles oferecem. Abra a demonstração dele tanto no computador quanto nos dispositivos móveis para ver se o tema funciona bem para o seu caso.

Se você não possui um dispositivo móvel disponível, você pode testar através de ferramentas como o Responsinator e o Screenfly.

Se você está utilizando o Google Chrome, existe um recurso chamado “simulação de dispositivos móveis” nas Ferramentas do Desenvolvedor do Chrome. Elas são encontrada no menu Mais ferramentas do Google Chrome, clicando em Ferramentas do desenvolvedor. Agora é só checar a responsividade em cada dispositivo. Você pode escolher qualquer um existente no mercado hoje.

console

PASSO 8: MAS E SE VOCÊ NÃO QUISER MUDAR O SEU TEMA?

Existem diversas soluções de terceiros que você pode utilizar para tornar o site compatível com dispositivos móveis. Essas soluções são conhecidas como plugins para WordPress. Alguns exemplos:

  • Jetpack: oferece recursos compatíveis com dispositivos móveis do tanto para o WordPress.com como para seu site em hospedagem própria.
  • WPTouch: oferece uma versão alternativa do seu site, compatível com dispositivos móveis. Essa versão mobile será exibida com um tema diferente.

Dependendo do caso, tornar seu site responsivo pode ser uma operação mais complexa e que exige o trabalho de pessoas mais experientes, já que requer conhecimento de HTML e CSS. Entre em contato conosco se este for o seu caso.

Nos certificamos de que você não perderá nenhum tráfego oriundo de dispositivos móveis.

Não deixe seu site cair no ranking.

Vamos fabricar algo? Entre em contato.

Fale conosco